Gestionnaire Libre de Parc Informatique (GLPI)
Gerenciamento dos Recursos de TI, com interface via WEB. É uma aplicação livre, distribuida sob a licença GPL para a gestão de TI. Tem funções aprimoradas para tornar o cotidiano dos analistas mais fácil, com um sistema de controle de TI, e-mail de notificação e métodos para construir um banco de dados com informações básicas sobre a sua topologia de rede. O GLPI é dinâmico e está diretamente ligado aos colaboradores que podem postar os chamados para os analistas. Uma interface autoriza, assim, se necessário solicitar o serviço de manutenção de um problema encontrado em um dos recursos técnicos
As principais funcionalidades são:
- Inventário preciso de todos os ativos de TI;
- Gestão do histórico da informação, manutenção e os procedimentos de TI.
Recursos para os colaboradores:
- Interface de colaborador para a intervenção dos chamados abertos;
- Consulta ao histórico de chamados;
- Possibilidade de adicionar comentários ao chamado utilizando a interface web ou e-mail;
- Aprovação da solução;
- Pesquisa de satisfação.
Recursos para os analistas:
- Gerenciamento dos chamados e prioridades;
- Acompanhamento dos chamados;
- Chamados via e-mail;
- Validação de solicitação;
- Abertura/Encerramento/Reabertura de chamados;
- Atribuição de um tempo ao chamado;
- Exibição dos chamados a fazer por um analista, grupo ou entidade;
- Exibição da histórico dos chamados para um determinado equipamento;
- Chamados a serem realizadas por analista;
- Gestão dos chamados planejados/projetos com agenda;
- Agenda online via webcal no: Microsoft Outlook, iPhone/IOS ou Android.
Recursos para os gestores:
- Gestão de empresas (fabricantes, fornecedores, transportadores, …) e contatos associados;
- Gestão dos contratos (contratação de empréstimo, leasing, seguros, manutenção e serviço);
- Gestão dos documentos relacionados aos elementos de inventários, equipamentos, contratos, …;
- Gestão dos tipos de documentos autorizados;
- Gestão de orçamento.
Características:
- Multi-empresa (filiais, clientes ou parceiros);
Sistema de autenticação (local, LDAP, AD, POP / IMAP, …) em vários servidores; - Disponível em 36 idiomas;
- Permissões e sistema de perfis (Admin, Gerente, Analista, Colaborador, …);
- Exportação das informações em: PDF, CSV, SLK (planilha eletrônica), PNG e SVG;
- Backup do banco de dados e restauração do SQL via WEB;
- Exportação do banco de dados para o formato SQL e XML;
- Dropdowns configuráveis;
- Dicionário de software e hardware;
- Sistema de notificações sobre eventos (ações de consumo, termino de contratos/garantias e licenças);
- Ações automáticas, recebimento de chamados via e-mail ou importação do OCS Inventory NG.
Tecnologias utilizadas:
- PHP;
- Banco de dados MySQL;
- HTML para as páginas WEB;
- CSS;
- XML para geração de relatórios.
Recomendamos o uso de:
- Servidor WEB Apache com Linux ou equivalente;
- Um navegador de respeito dos padrões, Firefox, IE ou Chrome.
Suporte Certificado no Brasil
Os gestores da Servicedesk Brasil e TECLIB reuniram-se na sede da empresa em Paris onde discutiram o plano de ação para ampliar a utilização e o suporte ao GLPI no Brasil.
Nesse encontro, a Servicedesk Brasil consolidou a parceria com a TECLIB, empresa responsável pela edição e manutenção do GLPI.
Agora, você pode contar com suporte certificado GLPI no Brasil.