Business Process Management (BPM)

Gestão de Processos é:

Uma metodologia de gestão contemporânea que oferece uma nova abordagem na coordenação de pessoas e sistemas, visando incrementar o desempenho. Envolve a compreensão da cadeia de valor do negócio e, para todos os processos essenciais, sua identificação, mapeamento, detalhamento de regras, monitoramento por indicadores e otimização em um ciclo contínuo.

Se aplica para:
  • A organização conhecer melhor o que faz e como faz;
  • Analisar a organização e operação da empresa e identificar processos colaborativos passíveis de melhorias de operação e gestão;
  • Obter uma representação visual e detalhada de todas as etapas dos diversos processos da cadeia de valor do negócio;
  • Incrementar a produtividade de equipes;
  • Criar e manter rotinas de comunicação e monitoramento com clientes e demais envolvidos em cada processo;
  • Incrementar o desempenho e os resultados esperados por meio do aprimoramento contínuo dos processos chave do negócio;
  • Implementar gestão por indicadores de desempenho.
Compreende:
  • Qualificação na metodologia BPM e na notação BPMN;
  • Análise situacional: identificação dos processos e das variáveis que impactam os resultados;
  • “Sala de Guerra” – construção conjunta do mapeamento e detalhamento dos processos, com a participação e colaboração de todos os atores da equipe do cliente envolvidos no processo;
  • Assessoria e sugestão de melhores práticas para os processos em foco;
  • Estudo e proposição de ações para automação dos processos;
  • Suporte ao desenvolvimento de equipes, supervisores e gerentes;
  • Apoio à implantação de sistemas automatizados (BPMS) para impulsionar a operação e gerar indicadores.
Traz como resultados:
  • Identificação da cadeia de valor e dos processos críticos;
  • Transparência na forma como cada processo é executado;
  • Rotinas mapeadas, melhoradas e documentadas, trazendo agilidade para novas adaptações e evoluções;
  • Suporte ao desenvolvimento de equipes, supervisores e gerentes;
  • Aumento de produtividade com eficiência, foco e satisfação dos clientes;
  • Padronização de atividades, facilitando capacitação de novos colaboradores;
  • Sistemas (BPMS) de acompanhamento do andamento dos processos e monitoramento de indicadores em tempo real;
  • Operação coordenada e painel de gestão;
Processos Empresariais:
  • Desenhar os Processos
  • Automatizar os Processos
  • Implantar indicadores
  • Simplificar e eliminar desperdícios
  • Criar padrões e racionalizar
  • Controlar os processos
  • Controlar os prazos
  • Controlar os custos
  • Criar uma cultura de planejamento
  • Promover a evolução continuada
  • Integrar Processos e Projetos

Formatos:

A consultoria em Gestão de Processos é desenvolvida nos formatos de Projeto, Mentoring e Workshop, adaptáveis à realidade dos diversos portes de empresas e organizações.