Business Process Management (BPM)
Gestão de Processos é:
Uma metodologia de gestão contemporânea que oferece uma nova abordagem na coordenação de pessoas e sistemas, visando incrementar o desempenho. Envolve a compreensão da cadeia de valor do negócio e, para todos os processos essenciais, sua identificação, mapeamento, detalhamento de regras, monitoramento por indicadores e otimização em um ciclo contínuo.
Se aplica para:
- A organização conhecer melhor o que faz e como faz;
- Analisar a organização e operação da empresa e identificar processos colaborativos passíveis de melhorias de operação e gestão;
- Obter uma representação visual e detalhada de todas as etapas dos diversos processos da cadeia de valor do negócio;
- Incrementar a produtividade de equipes;
- Criar e manter rotinas de comunicação e monitoramento com clientes e demais envolvidos em cada processo;
- Incrementar o desempenho e os resultados esperados por meio do aprimoramento contínuo dos processos chave do negócio;
- Implementar gestão por indicadores de desempenho.
Compreende:
- Qualificação na metodologia BPM e na notação BPMN;
- Análise situacional: identificação dos processos e das variáveis que impactam os resultados;
- “Sala de Guerra” – construção conjunta do mapeamento e detalhamento dos processos, com a participação e colaboração de todos os atores da equipe do cliente envolvidos no processo;
- Assessoria e sugestão de melhores práticas para os processos em foco;
- Estudo e proposição de ações para automação dos processos;
- Suporte ao desenvolvimento de equipes, supervisores e gerentes;
- Apoio à implantação de sistemas automatizados (BPMS) para impulsionar a operação e gerar indicadores.
Traz como resultados:
- Identificação da cadeia de valor e dos processos críticos;
- Transparência na forma como cada processo é executado;
- Rotinas mapeadas, melhoradas e documentadas, trazendo agilidade para novas adaptações e evoluções;
- Suporte ao desenvolvimento de equipes, supervisores e gerentes;
- Aumento de produtividade com eficiência, foco e satisfação dos clientes;
- Padronização de atividades, facilitando capacitação de novos colaboradores;
- Sistemas (BPMS) de acompanhamento do andamento dos processos e monitoramento de indicadores em tempo real;
- Operação coordenada e painel de gestão;
Processos Empresariais:
- Desenhar os Processos
- Automatizar os Processos
- Implantar indicadores
- Simplificar e eliminar desperdícios
- Criar padrões e racionalizar
- Controlar os processos
- Controlar os prazos
- Controlar os custos
- Criar uma cultura de planejamento
- Promover a evolução continuada
- Integrar Processos e Projetos
Formatos:
A consultoria em Gestão de Processos é desenvolvida nos formatos de Projeto, Mentoring e Workshop, adaptáveis à realidade dos diversos portes de empresas e organizações.